Reflexão do dia 18 de fevereiro
CADA UM SEGUE O SEU PRÓPRIO CAMINHO
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

Os membros de A.A. deverão assistir às reuniões pelo resto de suas vidas?

Não necessariamente.

Todavia, como disse um membro, "a maioria de nós quer, e alguns de nós talvez precisem".

A maioria dos alcoólicos não gosta de ouvir que precisa fazer algo durante um longo período de tempo. À primeira vista, a idéia de ter de assistir às reuniões de A.A. durante todos os anos de um futuro previsível, poderá parecer bastante triste.

Aqui também a resposta é que nada se exige de ninguém em A.A. Sempre existe a escolha entre fazer ou não uma coisa qualquer – inclusive a escolha crucial de procurar ou não a sobriedade através de A.A.

A razão principal que um alcoólico tem para assistir às reuniões de seu Grupo de A.A. é de procurar manter-se sóbrio hoje – não amanhã, ou na próxima semana, ou daqui a dez anos. Hoje, o presente é o único período de sua vida sobre o qual A.A. pode atuar. Não se preocupa com o amanhã, nem com "o resto da vida". O importante, para ele, é manter-se sóbrio hoje. Cuidará do futuro quando ele chegar.

Portanto, o membro de A.A. que deseja fazer o possível para assegurar a sua sobriedade hoje, provavelmente continuará assistindo às reuniões. Mas seu comparecimento terá sempre por base o cuidado com sua sobriedade imediata. Enquanto encarar A.A. dessa forma, nenhuma atividade, mesmo o comparecimento às reuniões, jamais se assemelhará a uma obrigação a longo prazo.

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2019