Reflexão do dia 18 de fevereiro
CADA UM SEGUE O SEU PRÓPRIO CAMINHO
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

Com que frequência os membros de A.A. precisam assistir às reuniões?

Uma vez perguntaram a Abraham Lincoln qual deveria ser o comprimento das pernas de um homem. A resposta clássica foi: "Suficientemente compridas para chegar ao chão."

Os membros de A.A. não são obrigados a assistir a um número fixo de reuniões em determinado período. É puramente questão de preferência e necessidade individual. A maioria dos membros procura assistir a pelo menos uma reunião por semana. Consideram que isso basta para satisfazer suas necessidades de contato com o programa através do Grupo local.

Outros assistem a uma reunião quase todos os dias nas Áreas em que existe essa oportunidade. Outros, ainda, passam períodos relativamente longos sem ir às reuniões.

A sugestão cordial - "Venha sempre às reuniões" - tão freqüentemente ouvida pelo recém chegado baseia-se na experiência da grande maioria dos membros de A.A., segundo os quais a qualidade da sobriedade sofre um abalo quando eles permanecem afastados das reuniões por muito tempo.

Muitos sabem, pela experiência, que, se não assistirem às reuniões, voltam a beber e, quando a elas comparecem com regularidade, parecem manter-se sóbrios facilmente.

Os recém-chegados, em especial, parecem beneficiar-se pelo comparecimento a um grande número de reuniões (ou por outros contatos com membros de A.A.) durante suas primeiras semanas e meses no Grupo. Multiplicando sua oportunidade de ouvir e de encontrar com outros membros de A.A., cujas experiências com a bebida permitem um paralelo com as suas, parecem conseguir fortalecer sua própria compreensão do programa, e do que este lhes pode oferecer.

Quase todo alcoólico, numa ou outra ocasião, tentou permanecer sóbrio "por sua própria conta". Para a maioria, a experiência não foi particularmente agradável - nem eficaz. Já que o comparecimento às reuniões ajuda a assegurar a sobriedade do alcoólico e, ao mesmo tempo, a distrair-se, parece ser sensato guiar-se pela experiência daqueles que "vêm sempre às reuniões".

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2019