Reflexão do dia 18 de fevereiro
CADA UM SEGUE O SEU PRÓPRIO CAMINHO
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

Poderá um alcoólico voltar a beber normalmente?

Pelo que nos consta, nenhuma pessoa que se tornou alcoólica deixou de sê-lo. O mero fato de abster-se do álcool durante meses, ou mesmo durante anos, nunca qualificou um alcoólico para beber "normalmente" ou socialmente. Uma vez que o indivíduo tenha atravessado a fronteira entre beber muito e beber irresponsavelmente, não existe possibilidade de voltar atrás.

São poucos os alcoólicos que deliberadamente bebem para se meter em dificuldades. Não obstante, as dificuldades parecem ter conseqüência inevitável quando um alcoólico bebe. Após abster-se algum tempo, poderá achar que não faria mal experimentar algumas cervejinhas ou uns copinhos de vinho.

Poderá iludir-se com a ficção de que, se beber só na hora das refeições, poderá evitar os problemas. Mas não demora muito para que se restabeleça a velha obsessão e se encontre bebendo novamente em excesso, mesmo que conscientemente queira limitar-se às bebidas moderadas, enfim, a beber socialmente.

A resposta, baseada na experiência de A.A., é que, sendo você um alcoólico, jamais poderá controlar a sua maneira de beber durante períodos apreciáveis.

Isso deixa aberto dois caminhos:

. Permitir que suas bebedeiras se tornem progressivamente piores, com todas suas terríveis conseqüências, ou

. Abster-se completamente do álcool e desenvolver um novo método de viver construtivamente.

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2019