Reflexão do dia 18 de fevereiro
CADA UM SEGUE O SEU PRÓPRIO CAMINHO
Clique para ver a reflexão na íntegra
Clique aqui para ingressar no aabr

Pelo Dr. Samuel Shoemaker

Clérigo Episcopal

Para mim, A.A. é um dos grandes sinais de despertar espiritual em nosso tempo.

É de natureza experimental, não dogmática. Mas ninguém pode duvidar de que Deus é que tem feito de A.A. o que ele é hoje, que o inspira, que o mantém em funcionamento.

Estou agradecido pelo fato da Igreja ter se unido tão amplamente a A.A., porque acredito os AAs precisam da Igreja para pessoalmente estabilizar-se e crescer, mas também acredito que a Igreja precisa de A.A. como uma constante manifestação para uma maior vitalidade, esperança e força. Isso quer dizer que ambos se complementam e que um supre o outro.

Creio que A.A. continuará servindo aos homens e mulheres, pelo tempo que for necessário, se permanecer aberto para a inspiração de Deus, aberto para cada membro da Irmandade e aberto para as pessoas de fora.

Acredito que A.A. tem sido bastante sábio para restringir sua atividade organizada a alcoólicos, mas espero que possa ainda ver um grande efeito de A.A. na medicina, na psiquiatria, na recuperação de presos, na educação, na problemática sempre presente da natureza humana e o que faremos a respeito disso, e não somente sobre a Igreja.

Acredito que A.A. tem tirado sua inspiração e seu incentivo indiretamente dos ensinamentos e crenças da Igreja. Talvez já tenha chegado o momento da Igreja ser reanimada e revitalizada pelos critérios e práticas encontrados em A.A.

Não conheço nenhum campo de atividade humana, em que os Doze Passos não sejam aplicáveis e úteis. Acredito que A.A. possa ter ainda um efeito muito maior no mundo atual do que já teve e possa contribuir grandemente para o despertar espiritual que está a caminho, mas não se fez presente, porque o mundo de nossa época não está indo muito bem.

Por isso, nessa hora em que A.A. vence uma crise histórica, quando a liderança alcança uma amplitude maior do que aquela que teve no passado, damos graças a Deus por Sua bondade, em relação a nós, pela maneira como Ele tem guiado, prosperado, usado, enriquecido e desenvolvido essa força maravilhosa de nosso tempo, e por todas as promessas que A.A. representa para milhares e talvez milhões de pessoas no futuro.

Deus abençoe A.A. para sempre.

Alcoólicos Anônimos do Brasil - Todos os direitos reservados 2019